Psicomotricidade
Promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo através do movimento organizado e integradoA Psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal que promove a capacidade da criança ou jovem agir consigo mesmo, com o outro e com os objetos e o mundo ao seu redor.
Baseia-se na compreensão das interações entre a motricidade (tónus, posturas e movimento) e o psiquismo (emoções, compreensão, imaginação e intenção).
É uma técnica que potencia o desenvolvimento cognitivo e afetivo através da realização de movimentos organizados e integrados, estando indicada para todas as pessoas, principalmente crianças e adolescentes.
Proporciona o máximo de experiências corporais e verbais, com recurso a vários materiais e com a utilização de modelos de intervenção e técnicas específicas para cada caso (atividades de relaxação e de consciencialização corporal; atividades expressivas e lúdico-terapêuticas, entre outras).
Através do brincar o psicomotricista avalia o funcionamento emocional e motor do indivíduo e, também através do brincar, corrige as alterações a nível mental, emocional ou físico que se verifiquem, de acordo com a necessidade de cada um.
A Psicomotricidade é fulcral em problemáticas de incidência:
– Corporal – desarmonias tónico-emocionais, instabilidade postural, perturbações do esquema corporal e da imagem corporal, da lateralidade, da estruturação espacial e temporal, dispraxias e problemas psicossomáticos;
– Relacional – dificuldades de comunicação e de contacto, inibição, instabilidade psicomotora, agressividade;
– Cognitiva – défices de atenção, de memória, de organização percetiva, simbólica e conceptual.
Os nossos especialistas em Psicomotricidade:
– Dra. Diana Martins
– Dra. Lara Neves
– Dra. Joana Carvalho
– Dra. Sara Jesus