Nutrição
Adequação dos hábitos alimentares às características individuais de cada indivíduo.Para atingir e manter um peso adequado, são necessárias algumas mudanças no estilo de vida, particularmente ao nível da adopção de hábitos de exercício físico e adequação dos hábitos alimentares, às características individuais de cada indivíduo.
Hábitos alimentares saudáveis e equilibrados não se caracterizam por refeições simplórias e insípidas, mas pela diversificação harmoniosa de todos os alimentos, e da respectiva confecção e apresentação, preservando tanto quanto possível, as preferências e gostos pessoais e especialmente o prazer do acto de comer.
A gordura depositada nas diferentes zonas do corpo não representa mais do que uma reserva de energia. Um individuo só aumenta de peso quando consome mais calorias do que as que realmente necessita. A redução de 5 a 10% dessa reserva de gordura num indivíduo com excesso de peso ou obesidade é suficiente para controlar e regular o perfil glicémico e lipídico, favorecer a hipertensão arterial e minimizar o risco cardiovascular e cerebrovascular.
Áreas de intervenção:
– Excesso de peso da criança e do adolescente;
– Obesidade da criança e do adolescente;
– Excesso de peso do adulto;
– Obesidade do adulto;
– Diabetes tipo I;
– Diabetes tipo II;
– Doença inflamatória do intestino;
– Doença de Cronh;
– Insuficiência renal;
– Anorexia nervosa;
– Bulimia nervosa;
– Síndrome de ingestão nocturna.
O nosso especialista em Nutrição: Dr. Paulo Mendes