Especialidade de Terapia da Fala

  • Terapia da Fala: O Terapeuta da Fala é responsável pela avaliação, pela prevenção, tratamento e estudo científico da comunicação humana e das perturbações com ela relacionadas, abrangendo assim, todos os processos associados à compreensão e produção da linguagem oral e escrita, bem como as formas apropriadas da comunicação não verbal;
  • Patologia da Comunicação Verbal: são alvo da sua intervenção as perturbações da comunicação, fala e linguagem, assim como as relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oro muscular, respiração, deglutição e voz;
  • Intervenção: a intervenção terapêutica pode ser directa ou indirecta. Envolve terapia, reabilitação e reintegração no meio social e profissional, mas também intervenção precoce, orientação e aconselhamento. Tem dimensões técnicas, relacionais e sociais. A sua acção também pode envolver a colaboração em programas terapêuticos num contexto multidisciplinar, ou complementar a intervenção médica, em casos de patologia médica.
  • Despiste e Prevenção: se a linguagem da criança não se desenvolve de forma harmoniosa, qualquer que seja a idade, é conveniente falar com o seu médico, que poderá indicar uma avaliação em terapia da fala, ou recorrer directamente a um terapeuta da fala.
    Frequentemente, antes dos quatro anos, o terapeuta da fala fará a avaliação e dará os conselhos específicos e personalizados aos pais, para prevenir a instauração das perturbações da comunicação.
    Uma perda auditiva dificultará a aquisição da linguagem, da fala e da articulação, podendo originar, mais tarde, problemas de aprendizagem da leitura e da escrita.

 

"Nascer quer dizer entrar na linguagem"

Especialidades

Profissionais

© 2015 Centro Psicopedagógico de Coimbra Lda.| Tel. 239 714 485 | Desenvolvido por MAKEIT.PT